Unidos pelo espírito cooperativista, alguns produtores rurais, juntamente com outros produtores decidiram constituir a cooperativa. No dia 22 de outubro de 1951. Nessa data histórica uma reunião elegeu o Primeiro Presidente da Cooperativa Agropecuária de Itaocara (CAPIL). A partir deste dia a cooperativa iniciou sua história.
A CAPIL desenvolveu basicamente a atividade leiteira que consiste na recepção, beneficiamento, industrialização e comercialização de leite produzido nos municípios de Itaocara, São Fidélis, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Cambucí, São Sebastião do Alto e Cantagalo.
Dentro do sentimento solidário do cooperativismo da CAPIL, diversos serviços são colocados à disposição do produtor. Atualmente o associado pode contar com um amplo Supermercado, Farmácia humana, Posto de combustíveis, Farmácia veterinária, Assistência técnica e de fomento agropecuário, máquinas e equipamentos agrícolas.
Eficiente e ágil, sempre utilizando intensamente os recursos da administração moderna, a CAPIL avançou muito em todos estes anos e certamente superou em grande medida as expectativas de seus fundadores.
Situada na região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, a Cooperativa Agro Pecuária de Itaocara Ltda, foi fundada no dia 22 de outubro de 1951 e teve sue primeiro corpo administrativo montado com os seguintes associados: Alberto Laranja - Presidente; Francisco Alexandre - Diretor Secretário; Clóvis Monnerat - Diretor Comercial e Melito Guimarães Gonçalves - Diretor Gerente.
Atualmente, com uma sólida estrutura, a cooperativa fornece aos seus associados gêneros alimentícios num moderno supermercado, produtos veterinários, combustíveis, insumos, além de uma patrulha mecânica totalmente equipada para prestação de serviços e uma moderna drogaria. No setor de laticínios, a cooperativa recebe de seus associados 74.000 litros de leite diários (média referente ao recebimento de leite ano de 2008), são destinados para o empacotamento e a fabricação de manteiga, requeijão, queijo frescal, mussarela, ricota e doce de leite e o leite UHT (Longa Vida) integral e desnatado.
De suma importância no desenvolvimento econômico, financeiro e social da região, a cooperativa atualmente é administrada pelos seguintes associados: Paulo César Alves - Presidente; Aquiles Faria Goulart - Diretor Financeiro e Manoel Queiroz Faria - Diretor Comercial.
Ás quatorze horas do dia vinte e dois de Outubro de 1951, no edifício da Prefeitura Municipal de Itaocara, onde presentes se encontravam a convite o Dr. Domingos Abbês, Superintendente da Comissão Estadual para Comércio e Industrialização do Leite e ainda do Sr. Elias de Carvalho Gama, Prefeito Municipal e da Associação Rural do Município de Itaocara, as seguintes pessoas: Clóves Monnerat, agricultor e pecuarista; Alberto Laranja, agricultor e pecuarista; Eduardo Scisinio Dias, pecuarista e agricultor; Melito Guimarães Gonçalves, agricultor e criador; D. Margarida H. C. Monnerat, agricultora e criadora; José Francisco da Rocha, criador; Paulo César Hertal, agricultor e criador; Plínio Lourenço de Souza, criador; Arnóbio Raposo dos Santos, agricultor e criador; Francisco Alexandre, pecuarista; Noé Gualberto, criador; Jovino Lima Pinheiro, criador; Benedito Joaquim Vieira, criador; Pedro Arsênio dos Santos Sobrinho, agricultor e criador; Dr. Antônio José Wagabe, criador; José Gonçalves Ferreira, agricultor e criador; Marino Coelho de Ornellas, agricultor e criador; Otílio Pontes, agricultor e criador; Eliseu Bastos, agricultor e criador; José de Moura Pessanha, agricultor e criador; Aristides Machado da Silva, agricultor e pecuarista; Elias de Carvalho Gama, agricultor e criador; João Gonçalves Ferreira, agricultor e criador; Álvaro do Couto Pinheiro, agricultor e criador; Sother Lannes, agricultor e criador.
Encontravam-se presentes outras pessoas gradas, representantes da Cooperativa Mista Agro-Industrial, Associação Rural e autoridades. Assumindo a presidência da mesa que foi composta e convidando-me para secretariar os trabalhos, o senhor Elias de Carvalho Gama, prefeito municipal, declarou dos motivos da reunião que se fazia para estudar o problema da produção do leite e outros produtos de consumo, exportáveis e também para a fundação de uma Cooperativa Agro-Pecuária na forma das leis em vigor. Em seguida o Dr. Domingos Abbês, Superintendente da Comissão Estadual para o Comércio e Industrialização do Leite, fêz aos presentes detalhada exposição dos problemas do consumo e da produção e do empenho do Governo em amparar os produtores. Dizendo de sua reconhecida boa vontade para com o município de Itaocara, concretizada pela presença do maquinário e do terreno, fornecidos e adquiridos pela C.E.C.I.L., disse que como seu superintendente, os transferiria pelo seu custo e em favoráveis condições de pagamento à Cooperativa que se fundasse com a finalidade de incrementar a produção favorecendo o consumo. Discorreu sobre a situação econômica, capacidade a aproveitamento total das riquezas do município fazendo ainda diversas ponderações e considerações sobre o assunto. Pela Associação Rural de Itaocara, teceu o sr. Francisco Alexandre, diversos comentários sobre a situação atual, dizendo ainda que a Associação Rural do município, dava seu integral apoio a fundação da Cooperativa Agro-Pecuária e que a solução prática encontrada pelo Professor Domingos Abbês, era a única capaz de solucionar os problemas da produção e do consumo, pedindo por isso que se telegrafasse ao governo, felicitando-os e que se consignasse em ata a sincera homenagem e o agradecimento dos produtores ao Dr. Domingos Abbês. Ressaltou a boa vontade e esforço do senhor Elias de Carvalho Gama, prefeito municipal, sempre solícito e esforçado na solução dos problemas, inclusive trabalhando pessoalmente e doando ad-referendum da Câmara Municipal, uma faixa de terras anexas às adquiridas pela C.E.C.I.L., para construção da Uzina de Laticínios e outros misteres, propondo ainda que constasse desta ata o agradecimento dos produtores do município, sendo aprovadas por unanimidade estas homenagens ao senhor Prefeito Municipal e Dr. Domingos Abbês.
Em seguida foi aberta a discussão quanto à aquisição do maquinário e terrenos acima mencionados, ficando resolvido depois de amplamente discutido e esclarecido, que sendo de livre e de expressa vontade de todos os presentes, a fundação de uma Cooperativa Agro-Pecuária de responsabilidade limitada, que a partir deste momento fica de fato constituída, nos termos do Decreto 22.239 de Dezembro de 1932 e 581 de Agosto de 1938, a Cooperativa Agro-Pecuária de Itaocara Ltda., com sede e foro na cidade e comarca de Itaocara, Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de assistir econômica e profissionalmente aos seus associados e precipuamente colaborar com solução dos problemas da produção e do consumo. As listas nominativas assinada por vinte e seis produtores, subscrevem cinco mil e duzentas e quarenta quotas, partes no total de quinhentos e vinte e quatro mil cruzeiros. Na forma da Lei foram aprovados os estatutos que regerão a sociedade e na mesma forma procedida a eleição da Diretoria, verificou-se o seguinte resultado: Para Presidente: Alberto Laranja, para Diretor e Secretário: Francisco Alexandre, para Diretor Comercial: Cloves Monnerat, para Diretor Gerente: Melito Guimarães Gonçalves, Conselho de Administração: Dr. Eduardo Scizinio Dias, Paulo Erthal, Plínio Lourenço de Souza, Jovino Lima Pinheiro, José Pessanha Moura, Aristides Machado da Silva, e D. Margarida H. C. Monnerat. Conselho Fiscal:Dr. Antônio José Wagabe, Otílio Pontes e Johenir Henriques Viégas. O senhor presidente proclamado o resultado das eleições empossa diretoria eleita que fica ainda autorizada a contrair o empréstimo necessário à compra do terreno e demais gastos da construção do prédio e instalação do maquinário para a usina de beneficiamento do leite e outras utilidades até o limite de duzentos mil cruzeiros. Ficou ainda deliberada por unanimidade a compra do terreno para construção da usina, a compra do maquinário e implementos da CECIL, cujo pagamento acrescido das despesas efetuadas deverá ser feito a base de vinte centavos por litro de leite exportado. Ultimada a compra o senhor superintendente da CECIL fez a entrega das máquinas e pertences constantes da relação e que serão registradas em livro próprio. Trocadas congratulações, o senhor presidente encerra os trabalhos dos quais eu Francisco Alexandre, lavrei a presente ata que lida, fica ressalvada na entrelinha que diz Johenir Henrique Viégas, consignando-se que foram eleitos como suplentes do Conselho Fiscal, os senhores Elias de Carvalho Gama, João Gonçalves Ferreira e Noé Gualberto e aprovada por unanimidade vai assinada em Itaocara, 22 de outubro de 1951
Composto pela Indústria de Laticínios, pelo Posto de Gasolina, pela Unidade de Venda ao Consumidor Final, Mercado, Açougue, Loja Veterinária, Drogaria, Serviço de trator. A CAPIL tem capacidade de recebimento de leite de 100.000 litros de leite/dia, respectivamente. O planejamento de industrialização do leite recebido é feito anualmente, tendo como base a recepção e comercialização do ano anterior, e mensalmente é feito um planejamento das vendas a granel, envasados e derivados de acordo com a demanda.